Adoção e parentalidade:
questões atuais

Nazir Hamad


Quarta-Capa

As questões provocadas pela adoção comparecem frequentemente na atualidade social: nas associações para a adoção de crianças, nas adoções internacionais das estrelas, nos julgamentos relativos às crianças nascidas de mães de aluguel, nos pedidos de adoção dos casais homossexuais etc.

O campo da adoção constitui efetivamente uma observação privilegiada da evolução de nossa civilização e particularmente da família no mundo ocidental.

Ultrapassando as posturas tradicionais muitas vezes expressas pelos especialistas, o autor propõe uma abordagem pragmática da adoção e das mutações na família. Suas contribuições sobre a adoção se baseiam em sua larga experiência clínica, em numerosos testemunhos de famílias adotivas e de suas crianças e em trabalhos recentes, especialmente de pesquisadores anglo-saxões. De modo muito vivo, ele não vacila em mesclar referências de filmes e recortes clínicos. Em Adoção e parentalidade, em uma linguagem acessível e direta, o autor percorre as questões que as famílias se colocam, qualquer que seja sua configuração, sejam famílias adotivas ou não, ao longo de seu trajeto de vida.

Nazir Hamad é doutor em psicologia clínica, psicanalista, com sua clínica em Paris, diretor de um Centro Médico Psicopedagógico em Essone. Ele trabalhou com Françoise Dolto, com a qual publicou Destinos de crianças (Gallimard, 1995). Ele é membro da Association Lacanienne Internationale.