Como alguém se torna paranóico?

Charles Melman


O que é a paranóia? Como é que se cura uma paranóia? Questões que Charles Melman aborda de uma forma eminentemente atual, tocando em pontos que se referem aos nossos dias – ao nosso cotidiano – e no que torna nossas amizades tão difíceis. Por que o paranóico se sente sempre ameaçado em seu estatuto? O que é a psicose social?

Partindo de sua experiência, tanto no seu trabalho hospitalar como na sua clínica em consultório, Melman interroga nossas vulnerabilidades e nossa relação com o saber e a ciência, desde as novas tecnologias até os protocolos no campo da saúde. Do amor não correspondido ao sentimento de exclusão social, o que são as fronteiras que representam limites paranoiogênicos? O que supomos estar “para além do muro”? Qual a relação da mulher com a paranóia?

Ao abrir a discussão com o público, o psicanalista se depara com interrogações que o leitor poderá compartilhar com o auditório que seguiu o seminário. De maneira instigante, suave, mas não menos rigorosa, Melman nos conduz por assuntos de extrema complexidade, desde o cotidiano da clínica com a paranóia até o lugar do fundador na distinção entre povo e nação.


Charles Melman
Psicanalista, psiquiatra dos Hospitais (França), aluno de Lacan e um dos principais dirigentes da École freudienne de Paris, é o fundador da Association lacanienne internationale.



CMC Editora

ISBN: 978-85-88640-10-8
páginas: 144
ano: 2008

ESGOTADO




Mais publicações dos autores:
- Para introdução à psicanálise nos dias de hoje
- Retorno a Schreber

- Novas formas clínicas no início do terceiro milênio

Participação com artigo no livro:
- Desejo de Homem. Desejo de Mulher?
- Adolescente, sexo e morte

- O que aprendemos com as crianças que não aprendem?