Os trantornos do
comportamento
:
onde está o rolo?


Jean-Marie Forget


Quarta-Capa


De que maneira compreender os transtornos do comportamento,
os desvarios e os desesperos das crianças e dos adolescentes? Antes de medicalizar, judicializar, avaliar os problemas e suas conseqüências,
não deveríamos questionar nossa posição de adulto educador?

Jean Marie-Forget sustenta neste livro que os pais e os profissionais que estão próximos das crianças e dos adolescentes (professores, educadores, coordenadores de atividades, etc.) podem exercer uma prevenção eficaz e atenta. Com efeito, antes que as manifestações de sofrimento destes jovens sejam expostas na cena pública e acabem por conduzir a situações extremas, elas se expressam de maneira discreta nas famílias e nos laços que essas crianças e adolescentes mantêm com os adultos que lhe são próximos. De que maneira localizá-las a tempo?
Como responder a isso de uma forma apropriada? O autor nos entrega neste livro algumas chaves para compreender os mecanismos que conduzem a colocações em ato. Ele engaja os pais e os profissionais – pois, diz nosso autor, é um problema de todos – a exercer uma vigilância.

 


Jean-Marie Forget, psicanalista e psiquiatra, trabalhou durante vários anos no setor de adolescência da Association de Santé Mentale do 13º distrito de Paris.